terça-feira, 24 de novembro de 2015

Câncer e Lesão no DNA

                                            

                                                Lesão no DNA    


    O Estresse oxidativo pode causar danos no DNA. A figura abaixo mostra os tipos de danos ocasionados. Os mais comuns causados pelos radicais livres são:
   A danificação das bases, transversão (quando uma purina é trocada por uma pirimidina e vice-versa) e a quebra da fita simples ou da fita dupla.


Os radicais livres (RL) reagem (capturando os elétrons) às moléculas do DNA, provocando os danos anteriormente citados. O nosso corpo possui diversos mecanismos de verificação da aptidão do DNA e mecanismos de autocorreção caso não esteja apropriado, mas é possivel  que os danos não sejam corrigidos, o que pode ocasionar a divisão da célula com má formação no DNA e isso pode ocasionar:
- Má formação de proteínas, uma vez que o fragmento lesado codifique uma proteína.
- Funcionamento incorreto da celula.                                                                               
- Apoptose, morte programada da célula, se ocorrer mais do que o necessário, pode trazer  danos ao orgão e ao organismo.  
- Câncer .                                                                                                                     


Câncer


Câncer é a proliferação/divisão exarcebada e indevida das células de um tecido. Se essas células continuarem se dividindo sem ocupar outros tecidos é o chamado tumor benigno(Fig.1). Se essas células "mutantes" atingirem outros tecidos próximos é carcterizado como tumor maligno(Fig.2). E por fim,  se essas células atingirem a corrente sanguinea (fig. 3) e invadirem outros tecidos mais distantes do sítio de origem é caracterizada como metástase(Fig.3 e 6).



  O câncer pode ocorrer por outros motivos alem da lesão no DNA, como os radicais livres reagirem aos componentes da célula, - como as enzimas, organelas, proteínas - e essa célula se dividir com esses "erros". E se os RL reagirem  ao sistema de reparo, como as enzimas que checam se o DNA está pronto para a divisão. 
  Isso pode ocorrer se o "nivel" de antioxidantes estiver baixo e houver uma quantidade significativa das especies reagentes ou seja, se houver estresse oxidativo no organismo, Por isso devemos cuidar da nossa alimentação, para ter antioxidantes em quantidade suficiente e evitar se expor a fatores que aumentam o nível de radicais livres como poluição, raios UV, Raios X, alcool, cigarros e pesticidas.







Biblíografia:
http://www.envelhecimento.med.br/radicaisLivres.php
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42301997000100014&lng=en&nrm=iso
http://www.pathology.com.br/metodos/mecanismos_lesao_celular.htm
Livro: MOLECULAR BIOLOGY OF THE CELL Autor: ALBERTS, BRUCE and LEWIS, JULIAN

                                                                      
                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário