terça-feira, 24 de novembro de 2015

Ferro e Radicais livres

     O ferro é um dos elementos mais abundantes do universo e estima-se que sua utilização pelo homem tenha começado a mais de dois mil anos antes de cristo. Tem um papel fundamental para a maioria dos seres vivos, sendo necessário para a realização de diversas funções no organismo, sendo uma das principais a respiração. O ser humano necessita desse elemento, sendo o seu principal meio de obtenção a alimentação. Temos o ferro do tipo heme que são provenientes de origem animal, e o do time não heme que tem origem vegetal. O ferro do tipo heme é melhor absorvido pelo organismo e está presente em carnes vermelhas, principalmente o fígado de animais. Já o do tipo não heme não é absorvido tão bem como o heme, é encontrado no feijão e folhosas de cor verde escuras. 
     O excesso de ferro no organismo é prejudicial pois ele tem a capacidade de catalisar as produções de radicais livres. As reações de Fenton e Waber-Weiss demonstram como o Ferro participa na produção de radicais livres.
Fenton - Ferro participa como reagente
Haber-Weiss - Catalisada pelo Ferro
     O acumulo de ferro ou falta dele pode ocasionar algumas doenças, sendo as principais a anemia ferropriva e a hemacromatose. A anemia ferropriva consiste basicamente na falta de ferro no organismo gerando assim a redução de hemácias no sangue, ela corresponde a cerca de 90% dos casos de anemia diagnosticados. Já a hemacromatose consiste no excesso de ferro no organismo, como o excesso tende a se acumular no coração, pâncreas e fígado, o portador da doença pode desenvolver uma cirrose, diabetes ou insuficiência cardíaca. O tratamento para essa doença consiste na sangria terapêutica, que nada mais é que a retirada do sangue regularmente do paciente, assim há o deslocamento de ferro dos outros tecidos para a formação de novas hemoglobinas retiradas pela sangria, assim acabando com o excesso de ferro no organismo.  


Sangria Terapêutica











Postagem criada por: Matheus Gomes Correia - Engenharia Florestal


Referencias: 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ferro
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/anemia-ferropriva
http://www.hepcentro.com.br/hemocromatose.htm
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842009000600013&lang=pt
http://www.olharvital.ufrj.br/2006/index.php?id_edicao=097&codigo=10

Nenhum comentário:

Postar um comentário